Nesta terça-feira, 27 de janeiro, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), do qual o SindCVM faz parte, se reuniu para debater as diretrizes da pauta reivindicatória das carreiras para 2026, que será apresentada em conjunto com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).
Entre os principais pontos estão demandas pendentes desde a abertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) de 2023, como a equiparação de benefícios entre os Poderes e a regulamentação do direito de greve e da negociação coletiva no serviço público.
A pauta contempla ainda a reserva de recursos orçamentários para viabilizar um reajuste salarial, a ser negociado e implementado no primeiro semestre de 2027. Também constam entre as reivindicações o descongelamento das progressões e promoções em todas as carreiras do Poder Executivo Federal, além da convocação de todos os aprovados em concursos públicos ainda vigentes.
O documento reúne mais de 40 itens e será protocolado junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na próxima sexta-feira, 30 de janeiro.

