,

Em carta aberta, entidades do mercado defendem fortalecimento da CVM

“O fortalecimento da CVM como pilar do mercado de capitais nacional”. Este é o título de carta aberta divulgada na última quarta-feira, 11 de dezembro, pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) juntamente a outras nove entidades.

No documento, os signatários destacam o crescimento do mercado de capitais no Brasil, sobretudo nos últimos cinco anos. Todavia, ponderam que este progresso “não foi acompanhado por uma expansão proporcional” no que se refere à estrutura da Comissão de Valores Mobiliários.

“Com equipe reduzida e perspectivas de aposentadorias significativas nos próximos anos, a autarquia enfrenta desafios relacionados à disponibilidade de recursos humanos e financeiros para acompanhar, supervisionar e apoiar o dinamismo e a crescente complexidade do mercado”, alertam as entidades.

A carta aponta também que o cenário de aumento recorrente da demanda sobre a CVM coloca em risco sua capacidade de atendimento, “comprometendo, em última instância, a competitividade e a confiança no mercado de capitais brasileiro”. Como alternativas, os signatários sugerem medidas como uma maior destinação de recursos provenientes das taxas de fiscalização e a maior ocorrência de concursos públicos.

Para ler a nota na íntegra, clique aqui