,

Recomposição Já

O Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), entidade a qual o SindCVM é afiliado, retoma o calendário da campanha salarial de 2023 na próxima terça-feira, dia 31/01, às 14 horas, com o lançamento do dia nacional de mobilização pelo reajuste salarial dos servidores federais.

Nessa nova etapa, além da reparação das perdas acumuladas nos últimos 6 anos, as entidades reivindicam tratamento isonômico entre os poderes. “Emergencialmente, temos que garantir o encaminhamento da pauta dos servidores do Executivo, pois Judiciário, Legislativo e MPU já têm leis próprias de recomposição, com pagamentos programados para fevereiro”, afirma o presidente do Fonacate, Rudinei Marques.

Em reunião realizada na manhã do último dia 11, as entidades presentes deliberaram o envio de ofício conjunto à ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, alertando para o caráter emergencial da recomposição das perdas salariais e de benefícios. O documento foi protocolado na tarde do mesmo dia.

Para a recomposição emergencial, os dirigentes das entidades do Executivo defendem o envio imediato de medida provisória ao Congresso Nacional, sem prejuízo da instalação da mesa de negociação no âmbito do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos para tratar questões gerais e outras específicas de cada carreira. Importante ressaltar que o trabalho de interlocução para buscar a recomposição foi iniciado já na transição de governo e envolveu negociações com o relator do Orçamento.